A Todeschini inicia a ampliação da unidade Fabril em Bento Gonçalves - RS, um projeto grandioso que trará desenvolvimento para a região, novos empregos e transformação da vida de muitas pessoas. O coração da nossa fábrica está crescendo e o compromisso Todeschini com o desenvolvimento sustentável é reforçado através de ações, programas e obras que respeitam leis e normas ambientais.
A Todeschini lança uma série de medidas que visam evitar/diminuir os impactos ambientais durante e após as obras. São 14 programas que fazem parte do licenciamento ambiental do empreendimento.
1
Gestão
Ambiental
Visa estabelecer uma estrutura organizacional que possibilite verificar a implantação e a eficácia das ações propostas para minimizar ou mitigar os impactos ambientais durante o andamento das obras e garantir a observância à legislação ambiental vigente, condições e restrições estabelecidas na licença ambiental.
Fechar
2
Gerenciamento de
riscos ambientais
Define as atividades e procedimentos a serem adotados durante a realização dos serviços para ampliação do empreendimento, com vista à prevenção de acidentes, de modo a preservar o meio ambiente, as instalações e a segurança do corpo funcional envolvido e das comunidades circunvizinhas a área de influência.
Fechar
3
Acompanhamento
das Obras
Fará a gestão dos documentos referentes à execução da obra/serviço que incluem: autorizações e licenças ambientais da obra; documentos de terceiros; instruções de trabalho e informativos sobre o andamento das obras.
Fechar
4
Monitoramento
e controle de
processos erosivos
Realiza ações operacionais preventivas e corretivas destinadas a promover o monitoramento e controle dos processos erosivos decorrentes das obras de terraplenagem necessárias para expansão do parque fabril da Todeschini, evitando problemas de estabilização de encostas e maciços.
Fechar
5
Geração dos Resíduos
Sólidos, Efluentes e
Emissões Atmosféricas
Define critérios técnicos para organização do canteiro de obras, minimização e reaproveitamento de resíduos e adoção de medidas preventivas e corretivas durante a implantação de uma obra de construção civil.
Fechar
6
Monitoramento
da Biota Aquática
Irá gerar informações que permitam avaliar as alterações na estrutura, biologia e ecologia da comunidade aquática existente na área do empreendimento e sua relação com a qualidade da água em diferentes pontos de monitoramento.
Fechar
7
Monitoramento
dos Recursos hídricos
Estabelecer diretrizes a serem seguidas durante as obras, visando evitar ou minimizar os possíveis impactos gerados pela execução da obra no que se refere às águas superficiais, além de prever medidas de prevenção e correção capazes de evitar/minimizar a degradação dos recursos hídricos.
Fechar
8
Recuperação de
Áreas de Preservação
Permanente
Prevê a realização de técnicas que pretendem remover as causas da degradação in loco, aplicando procedimentos que agilizem a recuperação do ecossistema, permitindo que o processo ecológico realize uma recuperação independente.
Fechar
9
Resgate e
Monitoramento da
Fauna Silvestre
Define como devem ocorrer as técnicas de manejo da fauna durante a implantação do empreendimento, para que as espécies residentes no local tenham mais chances de sobreviver nas paisagens remanescentes.
Fechar
10
Supressão
Vegetal
Orienta as ações de manejo da flora, tanto no momento da supressão da vegetação como no momento de preservar espécies vegetais e áreas protegidas. Além disso, define medidas de mitigação e compensação aos impactos causados pela obra durante a implantação do empreendimento.
Fechar
11
Monitoramento
dos impactos
socioeconômicos
Prevê a execução de medidas que minimizem os impactos a paisagem decorrente das ações de supressão da vegetação, modificação do relevo e construções de novos prédios no lugar onde antes o cenário era rústico, com fragmentos de vegetação e aviários.
Fechar
12
Auditoria
ambiental
Estabelece procedimentos para realizar auditorias ambientais externas anuais e internas semestrais no período da obra de acordo com as diretrizes previstas na Portaria FEPAM n° 32/2016 e Resolução CONAMA n° 381/2006. Da mesma forma, apresenta os requisitos mínimos que deverão ser considerados para a conformidade ambiental.
Fechar
13
Educação
Ambiental
Tem o intuito de desenvolver ações ambientais voltadas para as pessoas envolvidas com a obra e a comunidade em geral, por meio da realização de oficinas ambientais, visitas técnicas, disponibilização de material gráfico e inserção de placas na obra.
Fechar
14
Comunicação
Social
Cria mecanismos de comunicação e interação do empreendimento com as instituições representativas da população presente na área de influência através da elaboração e distribuição de material, canal de comunicação com a comunidade, palestras e eventos.
FecharA obra de ampliação da Todeschini S/A encontra-se em fase de licenciamento ambiental (LIAER nº 0064/2021) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e atende a todas as leis e normas estaduais e federais.
Sim. O processo de ampliação da Fábrica foi avaliado pela equipe técnica da FEPAM por meio de Estudo de Impacto Ambiental - EIA/RIMA. Após a obtenção da Licença Prévia LPER nº 87/2016, e mediante aprovação dos projetos executivos e ambientais a empresa recebeu a Licença de Instalação LIEAR nº 0064/2021, que em 2021 foi atualizada para a LIAER nº 64/2021.
A ampliação da unidade Fabril em Bento Gonçalves é um projeto grandioso que irá promover a modernização, o aprimoramento de tecnologias e incrementar a capacidade produtiva, para que a Todeschini se mantenha competitiva no seu segmento de atuação.
As obras no novo espaço da fábrica começam em setembro de 2018 com a supressão da vegetação que ocorreu até a primeiro semestre de 2019 e após ficaram paralisadas por mais de um ano, sendo retomadas em maio de 2021, com a realização das obras de terraplanagem.
Desde junho de 2021 já foram realizadas várias detonações, todas obedecendo as normas técnicas aplicáveis, sendo finalizada a fase de detonações uma vez em que a etapa de conformação do terreno está sendo concluída.
Dentre inúmeras vantagens destacamos o desenvolvimento da região, a geração de novos empregos, a geração de receita para o município e a transformação da vida de muitas pessoas.
Para a execução da obra estão sendo desenvolvidos 14 programas ambientais que contemplam ações voltadas a geração de resíduos; controle de emissões atmosféricas e efluentes líquidos; manejo, resgate e monitoramento de flora e fauna; monitoramento da qualidade dos recursos hídricos e recuperação de ambientes degradados para compensação e mitigação dos impactos gerados pela implantação no empreendimento.
Periodicamente a Todeschini presta esclarecimentos a FEPAM sobre o andamento das obras e execução dos projetos por meio de relatórios de andamento, sendo submetida e anualmente a Audiência ambiental que acompanha e avalia a execução dos mesmos.
Ficou com alguma dúvida sobre o projeto de expansão do Parque Fabril Todeschini?
Sua mensagem foi enviada com sucesso, nossa equipe retornará o mais breve possível.
Ou envie sua dúvida diretamente para o email:
[email protected]